10-oct-2014
O vinho uma paixão de família - Jornal da Orla

 

  •  
  • Simplesmente Vinho
  •  
Colunistas - 10/10/2014

Gugu Barbosa

Gugu Barbosa é presidente da Associação Brasileira de Sommeliers - Litoral Paulista

Simplesmente Vinho


O vinho uma paixão de família

Esta semana recebemos a visita de Marcelo Cansone, um dos herdeiros e proprietários da vinícula Família Cassone bodega y viñedos, em Mendoza, na Argentina

Enoleitores,
Esta semana recebemos, pela ABS Litoral, a visita de Marcelo Cansone, um dos herdeiros e proprietários da vinícula Família Cassone bodega y viñedos, em Mendoza, na Argentina. O que chamou nossa atenção, agradando ao público presente, foi a paixão do palestrante na apresentação de seus vinhos, o que hoje em dia é raro de termos por aqui.

 
Remete aos pequenos produtores europeus, que tratam seus vinhos como verdadeiros filhos, e nesta família não podia ser diferente. A vinícula nasceu em 1998, mas a família já trabalhava no cultivo das parreiras e da uva desde que o patriarca Celestino Cassone, bisavô de Marcelo, que veio de Turim, na Itália, para a Argentina, trazendo consigo a paixão pela uva e pelo vinho. Inicialmente apenas plantavam e vendiam as uvas a outros produtores, até que a nova geração resolveu começar a produção de seus próprios vinhos e, realmente, são expressão de todo um cuidado aliando a produção artesanal à tecnologia moderna.
Ele nos trouxe seis vinhos, comentarei os mais marcantes. Iniciamos a noite com um "welcome drink", o Obra Prima rosado de Cabernet Sauvignon 2013, um vinho de cor rosada intensa, límpido e com brilho, aromas de morangos e leve toque floral. Na boca boa acidez, sente-se estrutura e elegância, adequado ao nosso clima.

 
O que mais chamou atenção foi o desenvolvimento de dois produtos para o mercado brasileiro, e de fato agradaram ao público presente, um deles era o Cassone Reserva Edição Especial 2012 Malbec-Syrah. Um vinho de cor vermelho violáceo, brilhante, aromas de frutas vermelhas, especiarias, tabaco, chocolate e depois evoluiu para café, no paladar boa estrutura, acidez equilibrada, boa persistência deixando um retronasal de ameixas, uma boa surpresa. O outro, Cassone Reserva Edição Especial 2012 Malbec-Malbec, ou seja, é um corte de dois vinhedos de diferentes idades e terroir, muito bom e agradou bastante as pessoas. Apresentava uma cor vermelho rubi intenso, aromas de frutas negras como amoras, cassis e pimenta; na boca equilibrado, taninos macios e boa persistência, deixando um gostinho de fruta madura.

 
Outro vinho memorável foi o Obra Prima Coleccion Gran Reserva 2010, belo produto é um corte de Malbec, Cabernet e Merlot, lembrava no estilo um bordeaux, apresentando uma cor vermelho rubi intenso, aromas de frutas vermelhas maduras, chocolate, tabaco, baunilha, no paladar era um vinho equilibrado de taninos bem estruturados, porém um pouco jovem, penso que se bebermos daqui a uns quatro anos iremos poder sentir toda a sua expressão, tem ótima persistência e deixa um retronasal de ameixas.

 
Saímos da degustação satisfeitos, pois pudemos apreciar nos produtos a real paixão do produtor, ele soube nos conduzir para que realmente pudéssemos entender o sentido que sua família coloca no cultivo da uva e na produção, onde o respeito e o amor ao vinho são essenciais.

Enoabraços e uma ótima semana!



Visite

a Bodega
Famlilia Cassone

Faça um tour em nossos vinhedos e uma degustação direto na Bodega

Filial Brasil:
Rua Dr. Silvio Dante Bertacchi, 416
São Paulo 05625-000 SP
contato@bfcbr.com.br

Como Chegar

Argentina:
Anchorena y Terrada s/n - Major Drummond - Lujan de Cuyo
Mendoza
bodegacassone@familiacassone.com.ar
Como Chegar